História do IMA

Em 1995 com 17 anos de idade, Allan Fabio Siqueira começou seu treinamento de Taekwondo. Após ter experimentado outros estilos de artes marciais, identificou-se melhor com esta arte, devido a beleza dos seus chutes, velocidade, e competência técnica.

Formou-se faixa preta de Taekwondo em 1998, em Joinville, com o Grão-Mestre Byung Il Lee. Nesta mesma data, passou a ministrar aulas em algumas academias, em Jaraguá do Sul. Neste mesmo ano, começou a praticar Hapkido, na cidade de Joinville, também com o seu Grão-Mestre.

No ano de 2000, montou sua própria academia, em uma sala alugada, no bairro Ilha da Figueira, na rua José Theodoro Ribeiro, nesta cidade. Esta academia foi chamada de Art & Kombat, tendo somente como modalidade o Taekwondo. Permaneceu neste endereço por dois anos.

Em 2001 conquistou o título de faixa preta segundo Dan de Taekwondo, em exame de faixa realizado em Joinville.

Em 14 de janeiro de 2002, a academia foi transferida para o local atual, agora com sede própria, saindo do aluguel. Começava uma nova fase, com uma melhor estrutura. Fundou neste local a ACTKD – Associação Catarinense de Taekwondo. Neste mesmo ano, formou-se em acupuntura, massoterapia e quiropraxia.

No ano de 2003 formou-se faixa preta de Hapkido, e também faixa preta terceiro Dan de Taekwondo. Além disso, passou a ministrar aulas de Hapkido em sua academia. Começava a ser difundida mais uma modalidade de arte marcial em Jaraguá do Sul.

Allan foi o introdutor do Hapkido em Jaraguá do Sul no ano de 2003.

Em razão da falta de espaço físico, causada pelo crescimento e procura dos novos alunos pelas artes marciais, em 2005 foram realizadas algumas reformas na academia. Foram construídos vestiários novos, sala de informática e chuveiros, além da ampliação dos tatames.

Em agosto de 2006, Allan conquista o título de Mestre de Taekwondo, na cidade de Schroeder/SC, com certificado entregue pelo seu Grão-Mestre. Sua academia então passou a ser chama de IMA – Instituto Mestre Allan.

No dia 21 de junho de 2009, foi inaugurado novo espaço, anexo ao IMA. O local foi devidamente construído para o treinamento de artes marciais com melhor rendimento de atletas, graças ao amplo espaço disponível, com um tatame de 100m².

           O nome “IMA” tornou-se muito conhecido na região, a ponto dos alunos faixas pretas formados pelo Mestre Allan, pedirem para usar este nome. Assim abririam suas academias já com um nome forte. Houve a necessidade então de se criar uma franquia. Assim aconteceu. A primeira academia a usar a franquia foi o IMA-Massaranduba, fundada pelo faixa preta de Hapkido André Luis Eichstaedt inaugurada no dia 02 de setembro de 2013. Após essa unidade aberta, foi somente uma questão de tempo para outros professores usarem a bandeira IMA, e fortalecerem o grupo, e levarem o legado do IMA. Hoje o IMA é um selo de qualidade exigido para a formação de professores do IMA.

            Mestre Allan formou-se em Administração e Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Santa Catarina no ano de 2015, e agora ajuda as unidades franqueadas também com consultoria empresarial.

No dia 18 de dezembro de 2016, mestre Allan foi eleito presidente de FCTKD – Federação Catarinense de Taekwondo, na cidade de Florianópolis, assumindo um mandato de 2017 a 2020 como presidente desta federação.

No dia 31 de outubro de 2020, foi reeleito presidente da FCTKD, com mandato de 2021 a 2024.

O IMA não para por aqui. Há projetos futuros, que visam um melhor atendimento aos alunos, sempre com a intenção de uma formação plena, atendendo a todas as necessidades.

Hoje o IMA é um selo de qualidade esportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *